CaFís

O Centro Acadêmico de Física (CAFÍS) é a entidade estudantil que representa os estudantes do curso de Fìsica da Universidade Federal do Pará. Suas funções são diversas e algumas delas são: a organização de atividades acadêmicas extracurriculares como debates, discussões, palestras, semanas temáticas, recepção de calouros e realização de projetos de extensão; encaminhamento, mobilização e organização de reivindicações e ações políticas dos estudantes; mediação de negociações e conflitos individuais e coletivos entre estudantes e a faculdade; realização de atividades culturais como feiras de livros, festivais diversos, entre outros.

O CAFÍS é formado a partir da associação de estudantes da Faculdade de Física e funciona como elo entre os discentes a Coordenação e Direção da Instituição. Um dos seus propósitos é unir estudantes para atividades que podem ser realizadas durante o tempo de gestão (1 ano) de cada chapa que for eleita para desempenhar o que foi proposto. Isso faz com que possam ser classificados, do ponto de vista jurídico, como associações civis. A relação que o Centro Acadêmico estabelece com as instâncias burocráticas da instituição pode se dar de forma direta, sendo este parte desta estrutura, ou de forma independente, sendo a entidade estudantil livre de qualquer tipo de interferência institucional.

Portanto, um Centro Acadêmico organizado, com respaldo político junto aos estudantes, professores e técnico-administrativos é uma importante arma no combate às iniciativas que visam prejudicar os estudantes e que desrespeitam a democracia do curso. Em suma, o CAFÍS com sua postura crítica e participativa contribui para a melhoria da qualidade nos debates em sala de aula e, consequentemente, do curso Física o qual ele representa na Universidade Federal do Pará.

Para saber mais, visite a página http://cafisufpa.wixsite.com/cafis.